sábado, 9 de junho de 2012

Trabalho De Biologia - Célula Eucariótica e Organelas

A célula eucariótica, também pode ser referida ao nome de células eucariontes, são consideradas células verdadeiras possui um núcleo protegido por envoltório nuclear e contém um ou mais núcleos, ela é construída por organelas citoplasmáticas e podem ser animal ou vegetal.

Organelas são estruturas citoplasmáticas, ou seja estão dispersas no citoplasma de uma célula, elas desempenham diversas funções vitais para a célula, como a respiração por exemplo.

Esse tipo de célula apresenta um núcleo delimitado por membrana, como as amebas. Há também as pluricelulares como as plantas e animais.

Um importante aspecto evolutivo das células eucariontes é a individualização de um núcleo ou carioteca delimitado por membrana nuclear e cariomembrana.

Agora vamos ver sobre as organelas da célula:

-Membrana celular: É a membrana que envolve a célula. Sua função é proteger a célula.

-Ribossomo:É formado pelo flagelo e outros 50 tipos de proteínas, e pode ser encontrada espelhados no citoplasma. Sua função é unir importantes proteínas e moléculas de RNA.

-Núcleo:Se encontra no núcleo da célula, onde está carregada o DNA.

-Centriólos:Não é encontrado em células de plantas e flores, somente em de animais. Sua função é dividir a célula.

-Aparelho Mitótico:É composto por componentes microtubolares o áster e o fuso, os dois fazem parte da divisão da célula.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Topo