sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mais um mangaká fala sobre downloads ilegais de anime Leia mais em: Mais um mangaká fala sobre downloads ilegais de anime - Anime, Mangá e TV http://

No começo desta semana, Tagro, criador do mangá Abnormal Physiology Seminar (Han Zemi) falou sobre a polêmica dos downloads ilegais de anime em seu Twitter. O autor disse que se sentia feliz por ver uma reconhecida autora como Yana Toboso (Kuroshitsuji) pronunciando-se abertamente sobre o assunto. Em seguida ele citou o caso de uma menina que disse ter colocado um vídeo ilegal de Hen Zemi em seu blog para que todos o vissem.

Quando ele a advertiu ela respondeu: "Entendo por que os criadores ficam aborrecidos quando seu material é visto de forma gratuita. Também fico incomodada quando um anime que acabei de comprar em Blu Ray é postado na rede". A resposta deixou o autor perplexo. As leis de direitos autorais do Japão proíbem uploads não autorizados, mas permitia aos usuários baixar arquivos para uso próprio até 2008.

Em junho do ano passado, o Parlamento Japonês aprovou uma emenda que pela primeira vez, tornaria ilegal baixar material com direitos de autor. A nova lei entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 2010. No entanto, o site Internet Watch, havia postado que a Agência do governo Japonês para Assuntos Culturais havia dito, em 2007, que a "observação de dados" no Youtube e sites similares de vídeo, não seriam considerados como "download proibido".

Após o pronunciamento da agência, outro site (Gigazine) disse que os usuários do YouTube, tecnicamente, baixam temporariamente um arquivo de vídeo quando o ''assistem''. Por outro lado, as leis de direitos autorais do país já haviam feito uma exceção ao permitir cópias temporárias de arquivos nos caches dos navegadores e dos reprodutores de vídeo.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Topo