quarta-feira, 27 de março de 2013

Doenças Virais e Bacterianas - Biologia

Doenças Virais 

São doenças transmitidas por vírus, que são seres acelulares, eles podem vir a afetar tanto a pele quanto os órgãos, pois eles atuam como piratas, ou sejam eles entram nas células do nosso corpo e se alimentam das suas proteínas para se multiplicar e evoluir. Os vírus além de vir do ar podem também ser transmitidos por picadas de insetos, também por meio de alimentos maus lavados ou mal cozinhados, ou por objetos contaminados, que são mais os objetos pessoais de algum amigo ou familiar, exemplos: Brincos, escova de dente, copos, e até compartilhamento de alimentos. Ele também pode vir a parasitar tanto plantas quantos os seres biológicos como seres humanos e animais. Os vírus não apresentam organização celular, eles tem um tipo de capsula que protege o seu material genético, essa cápsula chamase cápsula de capsídeo, que envolve uma molécula ou de DNA ou RNA, e isso é o que diferencia os tratamentos de doenças virais, pois o DNA evolui mais devagar enquanto está dentro da célula, já o RNA evolui mais rapidamente fazendo com que seja mais difícil de destruílo. Algumas doenças transmitidas por vírus: Dengue (Aedes aegeupti): Sua picada pode ser mortal, entre ele o perigoso é a fêmea, pois é ela que transmite a doença, alguns modos de se evitar esse inseto, é atendendo as pessoas da saúde e colocando sempre areia nos vasos de plantas e evitando deixar água parada. AIDES ou Sida (Síndrome de imunodeficiência adquirida): Ele é causado pelos retrovírus, e a pessoa pode adquirilo por meio do sexo sem camisinha, transferência de sangue e troca de objetos pessoais, algumas pessoas acham que não tem problema pois já tem o coquetel, mais tem, pois ele é uma doença incurável, e mortal. Mais ninguém vem a morrer por ele pois ele não mata, mas ele destrói as células mais rapidamente do que o nosso corpo pode produzir e assim ficamos mais vulneráveis a outras doenças e podemos vir a morre com um simples resfriado, então AIDES é coisa séria. Raiva ou Hidrofobia: É uma doença considerada grave, ela vem do rabdovírus de material genético RNA, ela e transmitida principalmente por animais contaminados, quando entramos em contato com a saliva ou sangue do sangue infectado. Alguns animais que podem contrair essa doença são cães, gatos, morcegos hematófagos, alguns sintomas são cefaleia, salivação intensa, convulsões e atitudes inesperadas. Um bom jeito de se evitar essa doença e a vacinação dos animais domésticos, e também dos de ruas, e procurar tomar cuidado com animas infectados e levalos o mais rápido possível para um veterinário para ser vacinado. 

Doenças Bacterianas 

Bactérias são organismos procariontes com uma organização celular bem simples. As Bactérias tem a função de produtores e decompositores, elas podem se relacionar com outros organismos de forma harmônica ou desarmônica, eles podem vir a parasitar os seres humanos. Metade das doenças humanas existentes são provocadas pela bactérias. As Doenças Bacterianas podem ser causadas pelas bactérias do ar, por exemplo se alguém expirar irá soltar vários vírus ou mesmo bactérias. Há também as infecções na pele. Alguns fungos do gênero penicillium tem a capacidade de eliminar as bactérias. A penicilina tornouse uma curas paras as doenças bacterianas mortais e foi usada para a criação de novos antídotos e antibióticos. Doenças causadas pelas bactérias: Antraz: É contraída pela bactéria bacillus anthracis, ela é encontrada no solo, mais em regiões agrícolas. Algumas pessoas acreditam que a antraz era a famosa “A Praga Do Egito” , uma terrível doença do tempo de Moizés e dos antigos romanos. Alguns sintomas: são resfriado comum, insuficiência respiratória. Cárie: É uma bactéria que afeta os dentes, essa bactéria não podemos dizer que na verdade há sintomas, e sim dor de dente, dentes amarelados e mal aleto. Essa bactéria é encontrada nas pessoas que comem muitos doces e porcarias. Quando uma pessoas descobrir que tem Cárie é melhor imediatamente correr para o dentista, pois essa bactéria pode até deixar a pessoa sem dente ou ficar com os dentes estragados. Na verdade não podemos falar que há cura, pois não é uma doença, então para se evitar essa bactéria devese sempre escovar os dentes muito bem, usar fio dental, visitar o dentista e sempre seguir suas instruções. Pneumonia: Afeta a pessoa quando se está muita resfriada, ou está tempo frio e fazemos coisas que não são apropriadas como: chupar sorvete, tomar banho na água fria e diversas outras coisas. É uma doença que pode ser mortal. Os sintomas são: febre alta, tosse e calafrios. Tratamento: Depende do causador, se for por bactérias usamos antibióticos, se for vírus usamos medicamentos para combater os sintomas. 

OBS: Esse trabalho foi feito por: Lucas Alves e Luiz Felipe. Em 23/03/2013 às 15:10 h. Se Copiar Coloque Direitos Autorais.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Topo