No dia 11 de agosto, o jornal japonês Kanpou informou que alguns estúdios de animação haviam ido à falência. No dia 28 de julho, o estúdio Office AO, que produziu o anime Hola Kapper e trabalhou como co-produtor de séries como Hajime no Ippo, Blood+, Inuyasha, Pokémon Diamond and Pearl, XXXHolicentre outros oficializou a falência. O estúdio havia sido fundado por Ken Aoki em março de 1991.
Na mesma situação de Office AO, também encontramos o estúdio Group TAC, fundado em 1968. Recentemente, a falência deste também foi anunciada. O Group TAC teria uma dívida de 650 milhões de ienes (7.7 milhões de dólares) no final do ano fiscal de agosto de 2009. O estúdio contava com uma equipe de 9 membros e seu capital em torno de 10 milhões de ienes. No auge do seu sucesso, o estúdio obteve 1.53 bilhões de ienes (18.2 milhões de dólares) durante o ano fiscal que finalizou em agosto de 2007.
É preocupante ver como dia-a-dia a indústria do anime segue caindo em um buraco cada vez mais fundo e que, embora alguns estudos recentes tenham comprovado um aumento nos lucros, a grande maioria está sofrendo nas mãos da pirataria e é difícil que isso mude em um futuro próximo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário